quinta-feira, 15 de julho de 2010

- A SEQUENCIA BEM CLICHÊ -

Desde pequeno a gente aprende que um monte de coisa é errado, é "feio", é imoral, ilegal, ou proibido, e esse "monte de coisas" acaba virando bordão. O que mais se ouve em dinâmicas de grupo, quando alguém vai se apresentar é "meu nome é fulano, tenho tantos anos, gosto disso, daquilo e daquilo e odeio falsidade". Pronto, parou. Esse "odeio falsidade" é o pior clichê de todos. Me dá vontade de levantar e sair na hora que ouço isso. Geralmente, mas MUITO geralmente mesmo, essas pessoas que "odeiam a falsidade" são as mais falsas que estão na rodinha. Podem apostar todas as suas fichas nisso.

Citei esse exemplo só pra ilustrar que os clichês são colocados na nossa cabeça desde muito cedo, que a gente aprende que é bonito pensar assim e segue a ideia igual gado, sem questionar. Quer ver outro exemplo? Preconceito.

Muita gente nem sabe o que significa, mas vive espalhando aos quatro ventos que não é preconceituoso, como se estivesse ganhando pontos com alguém lá em cima a cada vez que repetisse essa expressão.

Preconceito, nada mais é do que opinião sem conhecimento. Julgamento antes de saber o que se trata. E preconceitos são muitos: raciais, sociais, religiosos, sexual, culturais, regionais, linguísticos e por ai a lista vai crescendo.

Eu sou preconceituoso sim. Várias vezes eu já "julguei o filme pelo encarte". Já tive medo de pessoas mal vestidas nas ruas e atravessei pro outro lado, já deixei de ir a vários lugares por culpa do tipo de frequentadores ou tipo de música, já deixei de dar crédito à alguém pelo modo como se apresentava. Já escolhi e já fui escolhido.

Eu sou preconceituoso sim, mas você também é. Seu pai, sua mãe, seus irmãos e todo mundo que te cerca. Eu acredito muito que o preconceito esteja relacionado a cultura. A gente normalmente estranha àquilo que não é comum.

Acho mesmo que temos que deixar as diferenças de lado e tentar enxergar as coisas mais naturalmente e só opinar depois que realmente soubermos o que se passa em determinada situação.

Doug
Nada Como Viver!!!
15 de Julho de 2010