quarta-feira, 21 de julho de 2010

- SOBRE DESENHOS, LEI SECA E "MOTORISTA CALOUROS" -

Como muita gente sabe, quando estou em casa de bobeira curto muito perder horas na frente ao computador. Ontem eu tentei "alegrar" um pouco mais esse tempo perdido e fui assistir alguns vídeos no youtube. Pra ser mais exato, vídeos da "Turma da Mônica".

Que atire o primeiro Sansão quem nunca se divertiu com essa turminha! Quem nunca foi louco pra jogar água no Cascão ou nunca quis dar um nó na orelha do coelhinho da Mônica. Que cuspa o primeiro caroço de melancia quem nunca riu da Magali ou do Chico Bento.

Eu, como qualquer criança no final da década de oitenta e noventa, era fã dos quadrinhos de Maurício de Sousa. Não só dos gibis, mas dos desenhos que passavam na TV, dos brinquedos, dos filmes... Já tive alguns deles gravados em VHS e nunca me cansava de rebobinar a fita pra assistir outra vez.

Ontem assisti vários clássicos: "A sereia do rio", "Chico Bento em Óia a Onça", "A Estrelinha Mágica", "O Vampiro"; e mais outros inéditos, pelo menos pra mim.

Sei que esse papo de "as crianças de hoje em dia não têm infância" é a maior palhaçada que existe. Meus pais dizem isso, eu vou dizer quando tiver meus filhos, que também dirão aos seus filhos, e segue esse fluxo até o fim dos tempos. Mas no quesito "desenho animado" as crianças de hoje realmente não têm qualidade. Assistem esses desenhos japoneses digitais, com os olhos grandes, espécies esquisitas, mutantes. Esses "qualquer-coisamon" da vida. Trocaria fácil esses desenhozinhos por "Tom e Jerry", "Pica-pau", "Smurfs", "Caverna do Dragão" e "Turma da Mônica". Eram mais inocentes, mais divertidos.

A "Turma da Mônica", em especial, era ainda mais maneiro. Talvez por ser nacional, os personagens tinham [e têm] mais a "nossa cara", nossos costumes. Expressavam nosso senso de humor, nossa política da boa vizinhança, nossas brincadeiras.

Ah, como é bom lembrar da infância, né?! Época que não precisava ter responsabilidade, o relógio era meu amigo e eu só acordava cedo pra ir à aula, meu único compromisso na verdade.

Por falar em estar "crescido", deixa eu mudar um pouco o assunto e falar coisa de gente grande.

Hoje eu não bebo mais, mas já bebi e nessa época, confesso que tomeis uns porres algumas vezes, mas geralmente não bebia excessivamente e nem bebia sempre. Só nos finais de semana, e mesmo assim quando eu saia pra beber, enfim... Bebia socialmente, como dizem por ai.

Acontece, que alguém em Brasília estava precisando mostrar serviço e inventou essa tal de "Lei Seca". Acabou com a tolerância de álcool no sangue pra poder dirigir, estipulou uma multa de quase mil reais, um ano de suspensão da CNH e blá, blá, blá... E como muitas leis no Brasil, é uma lei falha. Com algumas brechas, algumas exceções, um privilégio aqui, uma desculpa ali e a gente vai levando.

Então... Retomando meu raciocínio...

No início eu até pensei: "boa, com essa palhaçada, agora muita gente vai deixar de beber ou, no mínimo, diminuir a dose e a frequência". Engano meu, tá?

Por ironia do destino, tive alguns amigos que tiraram carteira dias antes dessa lei entrar em vigor. Resultado: uns bebem,enquanto os novatos de carteira dirigem. É, neguinho recém-aprovado no exame de direção adooora dirigir, né?! E muita gente adooora aproveitar disso.

Daí eu pergunto: Que porcaria de Lei Seca é essa que não ajuda nem a diminuir o consumo de álcool das pessoas?

Doug
Nada Como Viver!!!
21 de Julho de 2010