quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

-O PEQUENO PRÍNCIPE-

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

Quase todo mundo, sabe a origem dessa frase... Menos esse "burro abestado" que escreve agora no blog.

Na segunda feira, anteontem, ao seguir o caminho da minha casa, conversava com uma amiga por telefone e escutei dela que eu me parecia muito com “O Pequeno Príncipe”, e eu a indaguei sobre o que ela estava falando. Ela me disse que o meu modo de dar atenção às coisas simples da vida, a forma de como eu trato as pessoas, a pureza de como vejo as coisas eu meu redor, a forma de como eu me responsabilizo por aquilo que eu cativo se igualava a esse personagem "Pequeno Príncipe".

O mais interessante foi que ontem, na parte da manhã enquanto conversava no MSN com uma outra amiga ela me disse essa frase, acima citada.

Achei linda e elogiei... Foi quando ele disse:
- Você não conhecia essa frase!!??... Não leu o "O Pequeno Príncipe", do Antoine de Saint-Exupéry????
E eu, respondí que não.

Qual foi a surpresa dela.
- Como não leu? - Todo mundo já leu esse livro.

Que vergonha... Logo eu, que leio até rótulo de sabonete.

Comecei a pesquisar na Internet sobre o livro e achei o linck para fazer o download.
Tratei de baixar o livro, rapidinho.
Sim... de vez em quando eu baixo coisas na net... Mas quem não baixa, né?

Putz, em apenas duas horas devorei o livro todo..

Simplesmente, amei o livro, gente!
Nunca é tarde, pra conhecer uma obra tão interessante... Mesmo sendo uma literatura infantil.
É, é uma literatura infantil sim, mas com muitos ensinamentos para marmanjos como eu.

Fiquei tão alucinado com a história que ontem mesmo fui ao shopping com duas amigas e acabei comprando o DVD com o filme que conta a história do livro.

Não, o filme eu ainda não o vi, marquei com essas duas amigas uma sessão cinema no próximo sábado a noite, após a minha apresentação na Boa Nova, na casa de uma delas, com direito a vinho, queijo, coca cola, tortas e claro, excelentes companhias...

Então, para os desavisados como eu que não leram o livro, não tem mais desculpa... É só escolher se quer ler, ouvir ou assistir.

É isso mesmo gente, você também pode ouvir a história. Assim como tem o livro pra baixar na Internet, existe o áudio da história e o vídeo no youtube.


Segue, um trecho do livro, onde a frase é mencionada.

"E foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia - disse a raposa.
- Bom dia - respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.
- Eu estou aqui - disse a voz -, debaixo da macieira...
- Quem és tu? - perguntou o principezinho.
- Tu és bonita...
- Sou uma raposa - disse a raposa.
- Vem brincar comigo - propôs o principezinho. - Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo - disse a raposa. - Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa - disse o principezinho. Após uma reflexão, acrescentou:
- Que quer dizer "cativar"?
(...)
- Eu procuro amigos. Que quer dizer cativar?
- É uma coisa muito esquecida - disse a raposa. - Significa "criar laços"...
- Criar laços?
- Exatamente - disse a raposa. - Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil garotos. Eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro.
Serás para mim único no mundo. Eu serei para ti única no mundo...
(...)
- A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa. - Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
(...)
- Os homens esqueceram essa verdade - disse a raposa. - Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...
- Eu sou responsável pela minha rosa... - repetiu o principezinho, a fim de se lembrar."

Doug
Nada como Viver!!!
14 de dezembro de 2011