quarta-feira, 26 de outubro de 2011

-DEFINIÇÃO DE SAUDADE-

Hoje mais cedo, estava conversando com uma amiga no telefone e falávamos sobre saudade.

Ao terminar a ligação, me recordei que a dois anos atrás estive em um hospital e me deparei com uma criança que apelidei de "meu anjo" e ela me definiu "Saudade" da forma mais clara possível.
Nessa época eu ainda não tinha o blog, mas tinha (tenho) uma comunidade no orkut na qual eu usava para escrever assim como faço hoje com o meu blog.
Me recordei de ter escrito um texto na comunidade falando dessa minha visita e desse "meu anjo".

Vou postar o texto na íntegra aqui pra vocês que ainda não leram:

Definição de Saudade
(texto postado por mim na comunidade "O Doug é 10" do orkut em 26/05/2009

Emocionante como uma criança pode definir um sentimento que muitos adultos não sabem nem mesmo o que é.

Estive na semana passada a convite do Dr. João Marcos (Diretor do Hospital do Cancer) para fazer uma visita em um evento que todo ano o hospital promove.
Estive presente junto com a banda a Apóstolos

Já estivemos presente lá no ano passado na ala adulta e dessa vez a visita foi na ala infantil.

Eu com meus 28 anos de idade, depois de já ter vivido e presenciado muitas coisas, posso afirmar que cresci e me modifiquei com os dramas vivenciados pelos pacientes que visitei.
Dizem que a dor é quem ensina a gemer. Não conhecemos nossa verdadeira dimensão, até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além. Descobrimos uma força mágica que nos ergue, nos anima, e não raro, nos descobrimos confortando aqueles que vieram para nos confortar.

E hoje um anjo passou por mim...

Recordo-me aqui com emoção da visita de hoje, comecei a vivenciar os dramas das crianças, que via como vítimas inocentes desta terrível doença que é o câncer.

Esse anjo que passou por mim, veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada, porém por 2 longos anos de tratamentos nos mais diversos hospitais, exames, manipulações, injeções, e todos os desconfortos trazidos pelos programas de quimioterapias e radioterapia. Fiquei próximo dessa criança por um bom tempo no hospital dando atenção a outros pacientes, cantando com os músicos da banda Apóstolos. Mas sempre com uma atenção a esse anjo que não via fraquejar. O vi chorar sim, algumas vezes, mas não via fraqueza em seu choro. Via medo em seus olhinhos algumas vezes, e isto é humano! Mas via confiança e determinação. Ela entregava o bracinho á enfermeira, e com uma lágrima nos olhos dizia: faça tia, é preciso para eu ficar boa.

Quando eu cheguei perto dela, vi que meu anjo estava sozinha no quarto. Perguntei pela mãe. E comecei a ouvir uma resposta que até agora ainda não consigo contar sem encher meus olhos de lágrima com uma profunda emoção.
Meu anjo respondeu:
- Tio, disse-me ela, às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores. Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade de mim. Mas eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!
Pensando no que a morte representava para crianças, que assistem seus heróis morrerem e ressuscitarem nos seriados e filmes, perguntei:
- E o que morte representa para você, minha linda?
- Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e no outro dia acordamos no nosso quarto, em nossa própria cama não é?
(Lembrei de quando eu era pequeno e essas coisas também aconteciam comigo.)
- É isso mesmo, e então?
- Vou explicar o que acontece, continuou ela: Quando nós dormimos, nosso pai vem e nos leva nos braços para o nosso quarto, para nossa cama, não é?
- É isso mesmo linda, você é muito esperta!
- Olha tio, eu não nasci para esta vida! Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei "perplexo". Boquiaberto, não sabia o que dizer. Chocado com o pensamento deste anjinho, com a maturidade que o sofrimento acelerou, com a visão e grande espiritualidade desta criança, fiquei parado, sem ação.
- E minha mãe vai ficar com muitas saudades minha. - Emendou ela.
Emocionado, travado na garganta, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei ao meu anjo:
- E o que a saudade significa para você, minha linda?
- Não sabe não tio? Saudade é o amor que fica!

Hoje, aos 28 anos de idade, desafio qualquer um dar uma definição melhor, mais direta e mais simples para a palavra saudade: é o amor que fica!

Um anjo passou por mim...

Foi enviado para me dizer que existe muito mais entre o céu e a terra, do que nos permitimos enxergar. Que geralmente, absolutilizamos tudo que é relativo (carros novos, casas, roupas de grife, jóias) enquanto relativizamos a única coisa absoluta que temos, nossa transcendência.
Sai daquele hospital renovado e com uma nova carga de aprendizagem.
Esse anjo me deixou uma bela e grande lição, vindo de alguém que jamais pensei, por ser criança e portadora de grave doença, e a quem nunca mais vou esquecer. Deixou uma lição que certamente vai ajudar a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com as pessoas que me rodeiam, a repensar meus valores.

Que bom que existe saudades! É o amor que ficou é eterno.


Doug
Nada como Viver!!!
26 de outubro de 2011