sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

- UM ABSURDO - EU TE AMO PORRA TROPICALIA -



Como assim??? Para o mundo que eu quero subir...

Não, você não leu errado, afinal de contas em 1960 existiu um movimento cultural brasileiro denominado Tropicália o qual foi atrelado que as canções tinham visões políticas, naquela época a crítica censurou e foi gerado todo o processo histórico que todos conhecemos.

Recordei que neste período existia uma tal ditadura, que acreditei não existir mais; pois bem apenas acreditei pois me deparei com a noticia que todos os outdoors da canção “EU TE AMO PORRA” do cantor baiano Tomate haviam sido retirado em virtude a expressão popular "PORRA".

Quando falo expressão popular é pelo simples motivo da expressão fazer parte inclusive do dicionário baianês que para alguns pode até não ter valor, mas para os baianos é cultural, sim, cultural tanto quanto um "oxe" ou um "ó pai ó" ou então o "retado" e diversas expressões de linguagem que fazem parte do vocabulário baianês que eu adoro.

A tal da censura que de fato nunca consegui entender, pode ter se apegado na questão da visibilidade do termo PORRA e a leitura das crianças e desta forma tornaria comum o que de fato já é comum.

A final de contas um hit que ficou conhecido no Brasil foi um “Todo enfiado”, mas calma, neste caso não foi um termo, uma linguagem de expressão e nem muito mesmo um dito popular. Na verdade era uma cena digamos de uma dançarina de quadril avantajado que rebolava enquanto o vocalista segurava entre os dedos a ponta da calcinha e dava uma leve puxada... Sabemos que não foi assim, mas é impressionante como um ponto de vista pode mudar de contexto, tudo depende da maneira com a qual é escrita.

E já que é pra escandalizar, vamos falar um pouco das letras de música "Funck" como: "Estou ficando atoladinha" ou "Meu nome é Valeska e meu apelido é quero dar" ou então "anta, anta, vou gozar na sua garganta".

Não, não quero mudar nada de contexto, quero mostrar somente minha indignação perante aqueles que se julgam capazes de exercer uma censura medíocre. Achou o termo medíocre forte? PORRA, a intenção foi justamente essa.

Me desculpem os críticos, mas e a tal liberdade de expressão?

Qual o embasamento que existe para proibirem uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo, ou não, uma pré-organização ao longo do tempo, está é uma das definições de música, mas música não requer definição prática; música é sentimento, é alma, é expressão... MÚSICA É ARTE PORRA!

É uma pena que com tantos avanços tecnológicos, que diante de um mundo que busca incessantemente globalizar-se ainda existam posturas hipócritas que tentam passar a impressão de uma sociedade puritana, casta, ou melhor, virgem.

É possível ver a guerra do tráfico exatamente meio dia, quando as crianças chegam da escola e automaticamente liga a televisão, mas calma meio dia já foi um horário sagrado para a refeição em família e hoje cabe a mãe dessas crianças PROIBIR seus filhos de assistirem TV neste horário, pois as imagens são de censura para crianças de 14 anos?

Agora me responda você, eu posso proibir minha sobrinha, por exemplo, de assistir TV, posso não permitir que ela presencie um "MERDA" entre artistas antes de entrar em cena, posso até escolher a roupa que ele vai vestir. Será que um outdoor com um termo "PORRA" fará diferença na índole dela, ou minha, ou na sua?

É por banalidades assim que o trafico toma conta do Brasil, que pessoas inocentes morrem, que políticos corruptos roubam e acham graça da nossa cara, que somos o país que mais pagamos impostos no mundo. É por hipocrisias como essas que o Brasil esta virado ao avesso, tantas questões importantes a serem decidias e questionadas, mas preferem viver na terra do Peter-Pan.

Como Hitler já dizia “Toda propaganda tem que ser popular e acomodar-se à compreensão do menos inteligente dentre aqueles que pretende atingir”.



Confesso que dentre as músicas gravadas no DVD do Tomate aqui em BH, pra mim a melhor é DEPOIS DA CHUVA, mas com um absurdo desse finalizo esse desabafo com o vídeo da música Eu te amo PORRA.



Torço para que essa música seja o hit do verão.

Doug
Nada Como Viver!!!
03 de dezembro de 2010