quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

- Carnaporto 2016 -

Pra quem ainda nunca ouviu falar, Carnaporto, é uma Micareta Indor, que acontece em Porto Seguro/BA sempre na quarta feira de cinzas. São três dias de festa (quarta, quinta e sexta pós carnaval).
Em minha opinião, não existe no Brasil uma micareta, mais organizada, limpa, estruturada e segura como o Carnaporto.

Quando eu digo organizado, eu digo desde a compra dos ingressos, a entrega dos abadás, entrada e saída da festa e durante a festa.
Quando eu digo limpa, quero dizer que não é comum você encontrar sujeira no chão durante todo o evento.
Quando eu digo estruturada, eu falo de camarotes, bares, pista, atendimentos, circuito dos trios e banheiros (que por incrível que pareça... são limpos).
Quado eu falo segura, nos quatro anos consecutivos que eu estive na festa, nunca vi uma briga, um arrastão, um assalto e nem comentários de algum fato ocorrido nem dentro e nem fora do evento.

Esse ano, foi diferente de todos os outros que eu fui, pois foi o primeiro que meu esposo não esteve presente comigo, mas em compensação, foi o primeiro que passei entre amigos.

Então vamos falar dos shows:

Primeiro dia as atrações foram: Monobloco, Michel Teló e Jammil.
Monobloco sempre com aquele mesmo show de musicas em ritmo de samba carnavalesco carioca. Como não é muito a minha praia, acompanhei de longe o trabalho deles, que foi legal, embora como eu disse, não me chama a atenção.
Michel Teló, deu um show a parte na qualidade de som e também no repertório que, embora estivesse tocando numa micareta, na Bahia, rolou de axé até moda de viola, e foi bem legal.
Jammil, pelo segundo ano amanhece o dia no Carnaporto com o fato mega hilário, no meio do show, Levi Lima, vocalista da banda Jammil solta: "Ai galera, vou jogar uma real pra vocês. Estou com uma dor de barriga lascada aqui, não 'tá fácil cantar pra vocês. Se em algum momento do show eu desaparecer, podem saber que é porque o banheiro do trio ´tá pegando fogo" e continuou o show, até que um ser abençoado arrumou um "ENO" e mandou pra ele em cima do trio. Daí eu pergunto: Porque cargas d'água, um folião, micareteiro leva um Eno pra uma micareta??? Se alguém souber uma justificativa plausível pra isso, se manifeste.
Levi teve que encerra seu show 30min. antes do previsto, (as 6 da manhã) com os dizeres; "Gente, me desculpe, mas não tá rolando, já estou todo borrado aqui em cima do trio. Vamos encerrar por aqui" e fechou com a música Pais e Filhos do Legião Urbana. Foi lindo cantar "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã..." com o dia clareando.

Segunda noite de festa. As atrações forão: Bell Marques, Claudia Leitte e Banda Eva.
Bell atrasou em 15min. o show, mas recompensou a galera com um repertório massa que não deixou ninguém parado.
Conforme o combinado, ele encerrou sua apresentação as 2 horas da manhã pra então entrar a Claudia Leitte.
Gente, numa boa... a Milk atrasou 35min, o seu show. Uma mega falta de respeito com o público, que não pagou pra ficar ali em pé esperando a boa vontade da "cantora" subir no trio. Enfim, ela entrou! Estava linda, tenho que confessar, o show dela, melhorou 300% do que era antes, também preciso ser sincero nisso, mas em momento algum ela se desculpou ou justificou o atraso. Que feio Milk... Mas, mais feio ainda, foi quando deu 4 horas da manhã, horário em que ela deveria encerrar o seu show, a Banda Eva já pronta pra entrar no circuito com o trio e nada da loira se calar. Ela invadiu o horário do Eva em 30min. Ou seja, não basta faltar com respeito com o público, tem que faltar com respeito também com os coleguinhas de trabalho.
Ah Milk, você ainda tem muito que aprender...
Depois dessa invasão de horário, Banda Eva entrou no circuito. Felipe Palozzi dando todo gás que podia, mas o engenheiro de som do Eva em nada ajudava, que som horrível.

Terceira e última noite. Teve de atrações: Psirico, Saulo Fernandes e Tomate.
Psirico também atrasou, alias, produtores do Carnaporto, isso nunca aconteceu, não deixem que vire rotina, pois isso também é um diferencial do evento. Mas Marcio Vitor (Vocalista do PSI, fritou no circuito e fez bonito, mesmo estando com Chikungunya.
Saulo Fernandes também brilhou no circuito e contou com a participação especial de Elba Ramalho que estava em sua casa em Trancoso e deu pulo no na Arena Axé Moi pra curtir a última noite de festa.
Tomate, deu o ar da graça como sempre, as 4 da matina. Embora eu não tenha notado nele aquela empolgação de todos os anos anteriores, foi massa o show dele e como sempre ele raiou o dia e colocou o trio na rua.

Resumindo a festa foi linda e ano que vem eu quero mais.

Queria chamar a atenção para um fato que eu reparei esse ano no Carnaporto.
Uma Travesti, que se divertia como se aquela noite fosse a última da sua vida. E sabe o que me tocou? É que quem me conhece, sabe o quanto eu reparo nas pessoas, não com um olhar crítico, mas com um olhar de analise mesmo, e percebi que durante as duas noites que 'ela estava ali, 'ela estava 'sozinha, e ai eu me pergunto: Cadê os amigos? Cadê as pessoas do convívio 'dela?
Aquilo me incomodou tanto que prometi a mim mesmo que se eu encontrasse com 'ela na última noite de festa, eu a chamaria pra ficar junto da minha turma que estava lá. Mas eu não a vi na terceira noite. Eu enxergava 'nela um ser humano feliz por fora, por estar ali curtindo a festa, os shows, talvez alguma banda que 'ela poderia ser fã, e triste por dentro, por estar 'sozinha.
Mas outro fato me chamou a atenção também, em momento algum eu reparei alguém olhando diferente pra 'ela ou cochichando e fazendo piadinhas.

Viva a diversidade no Carnaporto! Que esse ano tinha milhares de casais héteros, mas também muitos casais gays.

Até 2017 Carnaporto!!!!


Doug
Nada Como Viver!!!
17 de Fevereiro de 2016