segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

-AMIGOS E "AMIGOS"-

Estava na casa de um amigo há alguns meses quando alguém de apelido “Leite” falou numa roda de conversa que “Amizade é sinônimo de sacrifício!”. Esta frase entrou na minha cabeça e confesso que não saiu nunca mais.

Nessa vida a gente encontra todo tipo de gente pelo caminho. Já me bati com uma variedade enorme de seres humanos e, sem dúvida alguma, vocês também. É esse contato que nos faz crescer e evoluir ao longo dos anos. E diante dessa fauna interminável de tipos, minimizo e divido aqui essa gente em pessoas boas e más. Muitas vezes tenho dificuldade em distinguir esses dois tipos. Acontece uma vez ou outra de eu conhecer uma pessoa, me encantar ao enxergar ali um ser humano sincero, de bom caráter e confiável, conviver com ela por anos, e só muito tempo depois descobrir que se tratava ali de uma raposa sob a pele de cordeiro. Comigo é até dificil de acontecer isso pois além de ser bastante desconfiado, sinto a energia das pessoas. Mesmo assim acontece. Quando me vejo enganado, fico imaginando como é que alguém pode ser tão canalha e dono de tanto fingimento e dissimulação… Fico irritado por alguns dias mas isso logo passa pois não costumo guardar rancor. Apenas afasto aquela pessoa do meu dia a dia.

E vou vivendo minha vida.

Acontece que acredito também naquela máxima que diz “O que se faz aqui, se paga aqui!”.

Na verdade acredito em energia.
Tudo é energia, na verdade.
Um pensamento nosso é energia.
A intenção de um olhar é energia.
Uma oração é energia.
Um desejo é energia.
A inveja é energia.
O ciúme é energia.
O amor é energia.
Energias boas e ruins, como nós, seres humanos.

E vivemos em meio a essas energias todas. E por sermos também energia, a troca acontece. A todo instante. Em nossa casa, na rua ou no ambiente de trabalho. No relacionamento com desconhecidos, familiares e amigos.
Tudo é energia.

E como somos facilmente atingíveis nessa troca de energias, precisamos nos manter em equilíbrio.

Eu, na verdade, penso que a melhor arma contra energias negativas e pessoas ruins é agirmos sempre corretamente com todo mundo. O que damos ao mundo e às pessoas, recebemos de volta na mesma intensidade e qualidade. Penso assim. Quem já viveu um bom tempo sabe que isso é a mais pura verdade. Aprendi isso através de coisas que já aconteceram em minha vida e na vida de pessoas que conheço.

Diante disso, volto então à questão da amizade e do sacrifício.

Como é bom ter amigos sinceros e leais.
Amigos que gostam da gente.
Amigos que torcem pela gente.
Amigos que sofrem com a gente.
Verdadeiros amigos.

Muitas vezes penso que só vamos ter a certeza dos amigos verdadeiros no momento da nossa morte quando poderemos avaliar toda a nossa viagem, nossa atuação nela e tudo que passamos neste mundo.
Verdadeiros amigos.

É difícil encontrá-los nessa grande caminhada.
Mas como é bom descobrí-los!

Quando encontramos pessoas assim temos que valorizá-las, mantê-las. Temos que cuidar delas. É aí que entra o sacrifício.

Escrevi esse texto para dizer aos meus amigos como os valorizo. São poucos. Mas como os defendo. Como torço por sua felicidade. Como os amo.
E como acredito neles.
E torço todos os dias para que essa crença neles permaneça intacta até o fim dos meus dias.

Doug
Nada Como Viver!!!
02 de Janeiro de 2012