segunda-feira, 7 de novembro de 2011

-PROGRAMAS PELO AVESSO-

Hoje mais cedo, conversando com um amigo, falávamos sobre o programa Altas Horas que foi gravado aqui em Minas Gerais na cidade de Brumadinho em Inhotim.

O programa foi gravado no final de Outubro com as presenças de Ivete Sangalo que tinha acabado de receber o título de cidadã Mineira, o Grupo Skank, Milton Nascimento e a intragável Paula Fernandes. Calma gente, eu gosto do trabalho dela, mas ela está muito estrelinha pro meu gosto, se achando a rainha da cocada sertaneja e acho que as coisas não são por ai...

Mas enfim, não estou aqui pra falar de Paula Fernandes (Foca Doug, foca naquilo que vc queria escrever.)

Esse amigo meu ficou bravo por não ter ido a gravação desse programa e ficou mais bravo ainda quando eu disse que eu tinha sido convidado pela produtora a ir assistir a gravação e não fui.

Expliquei a ele as razões de eu não ter ido e dentre as razões o quanto é chato a gravação de um programa.

Já assisti algumas gravações e participei de outras como cantor, dando entrevista ou fazendo divulgação da minha banda com músicas do nosso CD.

Existe uma diferença enorme em quem assiste, e que participa do programa.

Quem participa, entra "naquela hora" grava o que tem que ser gravado, refaz o que tem que ser refeito e vai embora. Agora, quem assisti, a história é outra.

Me recordo de uma das vezes em que eu estava em Macaé/RJ na casa de Aurélio e fomos para capital carioca assistir a gravação do Planeta Xuxa. (É, já faz um tempinho isso, mas a recordação e viva até hoje na minha memória.)

Pra nós (porque agora me incluo nesse grupo) os simples telespectadores e confortavelmente instalados em casa, a única coisa que queremos é assistir a um bom programa de TV. E não somos muito exigentes.

A única coisa que queremos é que esse programa nos prenda de alguma forma.
O TV Xuxa apresentado por Angélica, que dizer... rsrsrs Brincadeira. Bom voltando a falar sério. O programa mantém isso no ar quando é exibido nas tardes de sábado da TV Globo. Tá bom, também acho que o programa do Luciano Huck é melhor, mas...

Surpresas, emoção, animação... Nada falta.

Mas quando fui assistir a uma gravação da loira (Xuxa), não podia deixar de registrar minha decepção com a forma em que o programa é gravado. (E não é só o da Xuxa, a maioria dos programas são assim.)

Imagine, você está sentado no seu lugar na platéia e do nada aparece a Xuxa de um canto do estúdio cumprimentando a galera, dando atenção a todos e explicando que iriam começar o programa gravando um bloco de um outro programa que ficou faltando por motivos aceitáveis. O quadro em questão era com a participação dos últimos BBBs e por isso um espaço estava reservado em um programa já gravado para que encaixassem esse e colocar no ar na semana seguinte. Até aí tudo bem.

Xuxa sempre muito carismática, engraçada e totalmente a vontade, até muito mais do que há 17 anos atrás quando eu ai criança, fui assistir seu show no Mineirinho aqui em BH.

O quadro termina e Xuxa pede desculpas a galera porque terá que voltar ao seu camarim para aí sim, começar a gravação oficial do programa. Mas antes disso a produção monta toda uma estrutura em cena.

Xuxa não começará a gravar o programa normalmente. O tal cenário montado é para a banda Monobloco se apresentar ao vivo. Mas eles ensaiam ali mesmo, com platéia e tudo. Erram na nossa frente, passam e repassem o som. Fiquei pensando, e até hoje a minha indagação do porque isso não foi feito antes das gravações começarem. Acredito que até hoje as bandas quando vão tocar ao vivo em programas gravados se comportam da mesma forma.

Voltando a falar da gravação, estávamos ali mesmo pra esperar a Xuxa voltar né... Até que ela voltou, com outra roupa, e mais uma vez pedindo desculpas porque o programa começaria a ser gravado do fim. Recordo que era uma atração musical, no caso o Lulu Santos, e seguindo da desculpa, Xuxa explicou que aquilo só estava acontecendo porque o cantor iria se apresentar dali a algumas horas e não poderia esperar por muito tempo. Ou seja desmonta toda estrutura do Monobloco e monta a do Lulu Santos. Todo mundo entendeu e tudo correu rapidamente bem. Com a banda se despedindo ao som do tema do programa, os bailarinos e as assistentes de palco de Xuxa se unem a ela para um grand finale.

E que Finale... Eles se juntam para formar cada um com sua respectiva letra, o titulo da atração: PLANETA XUXA. Mas olha, era visível como um queria aparecer mais que o outro. Dava até pena de um deles que sempre levava bronca do parceiro, que queria se destacar mais que o coitado. Eles não sabiam o que fazer, se ficava um perto do outro, se iam pra ponta do cenário. Estavam perdidos de tudo. As meninas eram disciplinadas e sabiam o que estavam fazendo, mas não perceberam que ao dançar com Xuxa uma coreografia, elas não estavam em ordem para ficar uma cena “redonda”. Xuxa no meio com duas assistentes de cada lado, já que estavam com camisas que unindo as letras formavam um XUXA, perfeito! Mas dançaram a música toda nessa ordem: UXAX. Quando perceberam já era tarde.

Depois do Lulu Santos, desmonta toda aquela parafernalha do cantor e monta a do Monobloco. E então a nova banda se apresentou, muito bom o show, os caras estavam de parabéns.

Ali mesmo Xuxa se despede do publico presente e do de casa e o programa acaba de mentirinha. Que confuso não? Calma ainda não é nada.

Outro quadro entra no ar, então os objetos de cenografia começam a ser montados no cenário em cima de um palco. Vamos Xuxa, grave o que está faltando!!! Ué, mas ta errado, montaram errado o cenário, não é em cima do palco, é no meio da plateia. Todo mundo então desloca o cenário. E começa teste de câmera, teste de posicionamento, senta gente da produção, levanta gente da produção das cadeiras que compõem a tal atração, passam alguns minutos e está tudo pronto. Para gravar o que?
Só um Tchau que ficou faltando para Xuxa dar a Bruno Gagliasso. Bruno estava no palco? Não! Era só para Xuxa virar para o lado e dar um tchau como se o ator estivesse saindo do cenário... Com isso, vocês perceberam que um quadro desse programa que fui foi gravado dentro de outro programa, né?

Acabando esse demorado Tchau da Xuxa, seu coreógrafo, o Fly anuncia:
“Gente, agora a Xuxa vai lá pra trás e ela vai descer as escadas e vocês reajam como se ela não estivesse entrado ainda ok?”.
Ok, pedido feito, pedido não atendido. Xuxa entrou e a reação geral foi aplaudir, mas sem um terço de animação que seria se todas aquelas 200 pessoas presentes ainda não tivessem visto a loira. E como Xuxa já estava a tanto tempo em nossa frente, para a maioria, aquela entrada não foi nem vista.

É inegável o carisma que ela tem. Xuxa encanta mesmo! Muito mais carismática ao vivo do que pela TV. A gravação demorada, às vezes é amenizada só por uma coisa.
O verdadeiro afeto que Xuxa demonstra ter pelo seu público. Ela interage com sua platéia como se todos fossem seus conhecidos. Só assim podemos ver de perto o porque de Xuxa ainda causar tanta comoção entre baixinhos e grandinhos.

Bom, ela entrou, “começou” o programa e foi dando corda até o meio, porque o fim já estava gravado.

Xuxa diz para a câmera: “Daqui a pouco a gente volta!” e corta. Tudo se silencia, Xuxa vai para trás do cenário tirar fotos com algumas crianças, ouvimos a voz de sua assistente de direção agradecendo a presença de todos e ponto. Já que tudo já estava gravado, Xuxa NUNCA MAIS FOI VISTA, ao não ser nos próximos dias pela telinha da T.V.

Para melhorar a situação, porque parece que a produção não está satisfeita, lá quando todo mundo já tá cansado, com fome, querendo ir embora, o Fly pede pra galera ficar aplaudindo por um tempo para os câmeras captarem nossa REAL emoção. Tínhamos que bater palmas pro vazio, fingir que está prestando atenção em algo, levantar aplaudindo, sentar aplaudindo... Ou seja MUUUUUUITO CHATO isso! Chega a ser constrangedor, tipo vergonha alheia. Mas como tava todo mundo no mesmo barco, a vergonha é de você mesmo. A platéia com mais carga dramática que já vi na minha vida.

Acredito que se os programas fossem gravados em ordem como aparece na TV, daria mais prazer de assistir ao vivo do que de casa.

Como diria a letra de Léo Jaime "As coisas são mais fáceis na Televisão", e eu diria: As coisas são mais fáceis "pela" televisão.

Doug
Nada Como Viver
07 de novembro de 2011


PS: Valeu Aurélio pelas fotos da gravação do programa que a gente foi assistir no Teatro Fenix. (Planeta Xuxa)