quinta-feira, 3 de maio de 2012

-CHUPA ESSA ESPANHA-

Finalmente o Brasil pratica soberania e faz uso da reciprocidade com os espanhóis que entrarão (ou não) aqui a partir de agora, quer dizer, já tem mais de um mês que está rolando isso.
Tudo que a Espanha exige dos brasileiros quando chegam naquele país será agora exigido dos espanhóis que chegarão ao Brasil.

“O turista espanhol vai ter de apresentar o passaporte válido para mais 6 meses e a passagem de volta com data marcada, e mais: vai ter que provar que tem dinheiro suficiente para se manter durante o tempo que ficar no país. O valor mínimo será de R$170,00 por dia.

Além de comprovar a reserva em algum hotel ou alojamento. Se for ficar na casa de alguém, terá que mostrar uma carta da pessoa que o convidou informando quantos dias o espanhol permanecerá no Brasil, contendo a assinatura do responsável pela residência na qual o espanhol ficará, autenticada em cartório, e um comprovante de residência dessa pessoa.

O Ministério das Relações Exteriores nega que a adoção das exigências seja uma retaliação às humilhações sofridas por brasileiros na Espanha esse ano, que relatam casos de discriminação e preconceito, além de serem impedidos de se comunicar com autoridades do Brasil.”

Eu particularmente acho que esta medida já deveria ter sido tomada há muito tempo. Além de ter amigos que já passaram por situações humilhantes na entrada na Espanha, estas medidas são as mesmas tomadas pela Espanha há anos em relação aos brasileiros.

Que tal agora um visto para a entrada de americanos no Brasil? Fazê-los ir à embaixada brasileira nos Estados Unidos e ainda deixá-los numa fila desconfortável do lado de fora, e no sol (ou no frio). Isto depois de meses de espera para a tentativa do visto.

Não é por nada, mas hoje a posição do Brasil no mundo é bem diferente e já podemos praticar a reciprocidade com todos os povos.

Na Espanha, por exemplo, que tem hoje o maior índice de desemprego da União Européia, imagine quantos espanhóis estão pensando em vir para o Brasil em busca de trabalho e de uma melhor situação. Pois é, o mundo realmente dá voltas.


Doug
Nada Como Viver!!!
03 de Maio de 2012