sexta-feira, 20 de agosto de 2010

- ENTREVISTA PARA A REVISTA CATEDRAL -

Segue na íntegra a minha entrevista que será publicada na revista da Rede Catedral.
Quem me entrevistou foi à jornalista Flavia Mendes.
Na verdade, foi um divertido ping-pong.
Valeu Flavinha, dê um abraço em todos da revista!


CRISTO FEST
Esta festa foi inesquecível, e esse ano promete repetir a dose.
No ano passado estava lá toda a nata da cidade e região em clima de celebração, louvor e adoração ao nosso DEUS e fizemos um grande show. E esse ano não será diferente.


PARÓQUIA SÃO MIGUEL ARCANJO
Esta palavra me remete a grandes momentos vividos na nessa paróquia que aprendi a amar, com parceiros, amigos, os grandes shows e louvores, missas maravilhosas, e muito mais. Já faço parte dessa Paróquia e falo isso com muito orgulho.

CARREIRA
Minha carreira como músico é o meu orgulho maior. Falar dela é me emocionar e me certificar de que tudo que fiz na música foi bem feito. Uma das provas disso é a resposta do público nos shows que faço e o nosso novo CD gravado e lançado recentemente. Minha história não só como músico gospel hoje, mas como D.J. que fui no passado e até mesmo músico de banda de pagode, marcaram a vida de muita gente e sinalizam pra mim que o caminho desse meu lado musical é correto. Conquistei muitos prêmios, títulos, homenagens, quebras de recordes em casas noturnas aqui em BH, etc. Junto a tudo isso está às pessoas que curte o meu trabalho. Grandes responsáveis por toda essa história linda de encontros, música e muita alegria.

SUCESSO
O sucesso pra mim sempre foi e é uma consequência do esforço, do trabalho e da persistência. São muitos os fatores que envolvem uma carreira artística na música e que definem o sucesso de um cantor ou de um instrumentista. O cuidado com sua produção; a qualidade que imprime nos discos e shows; a maneira de entender e tratar as pessoas, etc. Além de tudo isso, ainda tem o fator sorte. Aquela coisa de estar no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas.
Acredito em uma coisa: mesmo tendo tudo isso que enumerei acima, se o artista não acreditar e amar o que faz, se não se dedicar inteiramente ao que faz, nada acontecerá. Pode até acontecer, mas não será perene. O sucesso é planta frágil que tem que ser cuidada e protegida a todo instante. Essa é a verdade.


FAMA
Primeiro quero deixar claro que eu não sou famoso e nem quero ser. Mas acho muito frágil e fugaz a fama. Já tive fama quando era D.J. e saboreei desse gostinho. Ela vem com o sucesso e rapidamente pode desaparecer se não for bem alimentada e tratada. A depender da sua dimensão, a fama tende a iludir as pessoas a fazê-las enxergar o mundo como se tudo estivesse girando à sua volta. Pura ilusão. Esse comportamento é destrutivo e sempre joga no lixo tudo o que foi conquistado.


A fé move tudo. A fé é energia. Na minha concepção, a fé é a energia que criamos quando depositamos confiança e esperança em alguma coisa ou em alguém. É assim como a energia que criamos em nosso cérebro através do pensamento, que pode ser positiva ou negativa. A fé pode mover montanhas ou apenas levar a nada. Ter fé é crer, acreditar de verdade. Sem ela, nada acontece além do que acontece por acaso.

POLÍTICA
Definitivamente é algo que eu não gosto. Tenho total decepção por esse meio.

BRASIL
O Brasil, apesar de tudo que vemos por aqui, é o país potência de um futuro que já bate à nossa porta. Somos um povo pacífico e muito rico em muitas coisas que boa parte do mundo já não tem: terra disponível, alimento, petróleo, mão de obra barata, juventude, e o principal: esperança e alegria. Acredito que o tempo da nova realidade brasileira mundial está bem próximo.

MERCADO INTERNACIONAL
Em transformação. Nos últimos anos temos assistido a várias tentativas de uma nova organização geoeconômica internacional. As grandes potências mundiais que sempre dominaram o planeta estão tendo que ceder em seu protecionismo comercial e se adequar à nova realidade econômica que naturalmente se imprime. Os países de terceiro mundo em ascensão estão quebrando todas as ortodoxas manias e regras do mercado internacional. Brasil, China, e Índia, por exemplo, estão cada vez mais presentes globalmente no comércio e na economia. Uma nova ordem mundial está, de fato, em formação.
Falando de música, pra mim o mercado internacional nunca foi um foco, pois o Brasil é um país muito grande e sempre nos concentramos mais aqui. Apesar disso, todos os anos acontecem shows brasileiros fora do país. Sempre tem artistas daqui presente nos Estados Unidos. Portugal pode se considerar uma segunda casa da música brasileira. O trio Elétrico, que é um produto legalmente brasileiro já foi levado para Europa.


AMIGOS
Meu jardim, minha flores, meu tesouro. Essas pessoas queridas que me acompanham e acompanham o meu trabalho, se traduzem para mim em alegria, estímulo e carinho sem fim. Tenho muitos amigos. Amizades de mais de 15 anos e isso é maravilhoso, pois eles se misturam aos novos amigos, interagindo e aumentando essa família. Como um jardineiro, cuido deles diariamente, com prazer.
Infeliz da pessoa que não consegue entender a importância que sua vida tem para os seus amigos. Infeliz da pessoa que não consegue entender a dimensão que a sua figura pode ter na vida de um amigo, muitas vezes substituindo um irmão, um namorado, ou até mesmo um pai.


PALCO
O palco é a minha grande casa. Cada vez mais me convenço de que o palco é o lugar onde mais fico à vontade. É onde a minha alma se liberta e se expressa completamente. Nele, não tenho limites e a imaginação é o que rege a música, a dança, o desempenho, as minhas palavras. Amo estar com a minha banda nos palcos, lugar onde mais do que trabalhamos, nos divertimos. É uma felicidade.

VAIDADE
Quem não é vaidoso? Todos nós somos. É do homem, do ser humano. A vaidade, não apenas estética, quando atendida e saciada, eleva a nossa autoestima e o nosso bem estar nos ajudando a encontrar a felicidade. Temos que nos sentir bem com a nossa imagem, com o que fazemos, com o que somos.
Esteticamente falando, uso cremes hidratantes, cuido da minha alimentação, já malhei e preciso voltar a malhar, faço 2 check-up por ano, me cuido sempre. A evolução da tecnologia e da ciência está aí para ser usada. E nada melhor do que usarmos isso em prol da nossa autoestima.
Atendo também a outra vaidade, a relacionada com o meu trabalho, com a minha carreira. Nesse caso, cuido de tudo pessoalmente. Acompanho tanto o lado empresarial e produção quanto o lado artístico do que faço. Esta atitude me dá segurança, tranquilidade, e a certeza de que tudo está sendo feito corretamente, em acordo com o que eu imagino.


FAMÍLIA
Por tudo que vivi na esfera familiar, família pra mim são pessoas que a gente vai encontrando pela vida, durante a nossa caminhada por aqui, e que descobrimos pertencer ao nosso universo pessoal. São pessoas que aprendemos a amar e que nos amam incondicionalmente. Podem nem ser pessoas com quem temos laços de sangue. Podem ser poucas ou muitas, não importa. O que importa mesmo, quando falamos de família, é ter a certeza de que são pessoas que poderemos contar em qualquer situação ou instante das nossas vidas. É fundamental também, essas pessoas terem a certeza da reciprocidade desse sentimento e apoio.

AXÉ MUSIC
Uma paixão que eu tenho desde minha adolescência. Pra mim é sinônimo de festa, alegria, descontração e espontaneidade. É música descompromissada, leve, livre de regras e códigos. A mim, sugere verão, praia, comemoração, trio elétrico, dança, liberdade, paquera e sensualidade.

AMOR
O amor é a sublimação da paixão. É mar aberto, é céu sem nuvens, é estrada sem fim. Amar é tudo compreender, é cuidar incondicionalmente, é esquecer-se de si em prol de alguém.

REPERTÓRIO
É a espinha dorsal dos nossos shows. É o que alinhava e emenda todos os diferentes momentos da minha apresentação no palco ou no trio. Fazer repertório é uma arte. É entender que durante as duas horas ou o tempo que for de um show você terá que entreter corpos, mentes e corações sem deixar a peteca cair. No meu caso, misturo momentos prá pular, para dançar e para se emocionar. Faço shows vibrantes do início ao fim, onde misturo muita dança, alegria e músicas, melodiosas que embalam o meu público sem intervalos. Não paro.

SONHO
O homem que não mais sonha, já não vive. É importante sonhar e, mais que isso, acreditar nos seus sonhos. Já realizei muitos sonhos e tenho ainda muitos sonhos a realizar. O maior deles, talvez, seja o de cantar até o fim dos meus dias, até quando ainda houver força em mim. Se conseguir, partirei ainda mais feliz daqui.

MANIA
Tenho algumas.
Dormir ouvido musica.
Deitar para dormir com a TV ligada em sleep mode de 30min.
Levar uma revista para ler quando vou ao banheiro fazer c...
Mania de arrumação, gosto de ver tudo em seu devido lugar.


CRÍTICA
Me referindo a críticas que partem de pessoas que fazem no modo de desprezo, eu as descarto. Já houve um tempo em minha vida em que eu me aborrecia muito com as críticas. Pessoas falando que eu não toco bem, que eu não canto bem. Já passei dessa fase há muito tempo. Um dia eu pensei: Quem é essa pessoa que está falando ou escrevendo sobre o meu trabalho? Qual a sua formação e a sua índole? Qual o seu caráter? Ela é feliz com a sua profissão e com a sua vida? É uma pessoa amada? Fiquei analisando essas e outras coisas e percebi que não devia mais perder meu tempo e minha energia com palavras ditas ou escritas por quem não me conhece, não conhece minhas metas ou dificuldades, nada. Não vim a esse mundo pra atender as expectativas dessas pessoas e nem elas pra viver conforme as minhas.
Me importa sim as críticas de quem eu conheço, dos meus amigos, das pessoas que m querem me ver crescendo, das pessoas que gostam de mim e querem o meu bem.


EGO
Criança mimada e perigosa que habita na gente e que, através dos seus delírios, podem nos levar a atitudes terríveis e impensadas. Para lidarmos melhor com o ego, é preciso que enxerguemos e compreendamos a nossa realidade interior e o que de fato representamos para as pessoas e para o mundo. Ainda com isso, o ego é um xadrez que teremos que jogar durante toda a vida pois, por mais que aparente estar latente em algum momento da nossa vida, ele está lá, vivo e perturbador.

INVEJA
É o pior dos sentimentos. Abomino e desprezo pessoas invejosas, pessoas que não se satisfazem com a sua própria vida e desejam o que não é seu. Precisamos ficar atentos, pois há pessoas invejosas em toda parte. Andar com os olhos abertos é o melhor remédio para não ser contaminado por esta energia tão negativa.

PAIXÃO
Há algo mais gostoso nessa vida? Quando apaixonados por alguém, fazemos tudo melhor, somos pessoas melhores. É uma pena que a paixão nem sempre se metamorfoseie em amor, como é o seu destino mais desejado. Mesmo assim, independente da sua intensidade ou da sua duração, é uma benção ser tomado por ela.
Muito mais do que o amor, a paixão nos cega e é cega, não tendo cura em muitas das suas ocorrências. Há paixões para toda a vida. Muitas vezes elas parecem não mais existir, ficando latente dentro do nosso coração e se manifestando em algum momento de fragilidade emocional.
Se houvesse alguma dose para nos dar paixão, eu tomaria um frasco todos os dias.


GLOBALIZAÇÃO
Um caminho sem volta.
Muito se falou quando boa parte do mundo, em especial as grandes potências detentoras das empresas multinacionais, sugeriu a política da Globalização. Disseram que ela abriria mais ainda o fosso que separa os ricos dos miseráveis. Disseram que o poder dos países de primeiro mundo se multiplicaria e os distanciaria mais ainda do resto do mundo. O que estamos assistindo hoje não é bem isso e, sem dúvida, o que virá a seguir não pode ser creditado apenas à Globalização. Além dela, o avanço tecnológico e científico, a incrível velocidade das comunicações, a internet, tudo isso vem colaborando para a criação de uma nova ordem e integração mundiais. Mais uma vez entram em ação os países emergentes que, com uma importância internacional cada vez maior, denunciam e combatem a desigualdade, o protecionismo, a miséria, e outras mazelas acentuadas pelos efeitos da economia globalizada.


PRIVACIDADE
Fundamental. Até mesmo num relacionamento a dois.
No mundo das celebridades reais e "temporárias", privacidade é algo cada vez mais difícil de manter. A indústria midiática é cada vez mais invasiva e coloca à mostra tudo o que pode. Não basta mais exibir a vida pública das pessoas públicas. O quente agora é revelar o que está por trás das paredes, por trás das portas e das janelas. Dá muita audiência.
O problema é que muitos anônimos, ou até mesmo artistas e pessoas famosas, recorrem a este subterfúgio para aparecer, para ganhar audiência, para ganhar a vida. Vão assim minando, cada vez mais, a importância e o valor da privacidade. A fronteira entre o público e o privado, entre a verdade e a mentira, está cada vez mais estreita e frágil. Esta situação imprime desconfiança e descrédito a boa parte da mídia que leva constantemente ao ar mentiras e armações. Já não sabemos o que é realidade ou fantasia.


RECONHECIMENTO
Prêmio máximo. Antes de tudo, porém o auto reconhecimento. Sem este, o outro não tem valor. Antes de abrir os olhos e observar se os outros o admiram ou admiram o seu trabalho, olhe para si mesmo, para o seu próprio umbigo. Se o que você vê o deixa feliz e satisfeito, aí sim, pode parar para observar ao seu redor. Reconhecer-se e orgulhar-se disso, é o primeiro passo para obter o reconhecimento das outras pessoas.

PODER
Força que corrompe.

DIVERSÃO E ARTE
É a descrição exata da minha vida na estrada, com a minha banda e equipe. Sempre tive sorte com bandas e hoje em dia tenho um grupo fantástico. Nos divertimos muito enquanto trabalhamos nos palcos, nas viagens e nos hotéis. Esse fato nos ajuda a aliviar o peso de ter esta vida cansativa, sem horário pra nada, e quase sempre distante de casa, da família e dos amigos e de quem a gente ama.

FUGA
Não costumo fugir de nada. Busco sempre enfrentar todas as situações. Em certas ocasiões me afasto do problema, mas não como uma fuga e sim como uma forma de me dar um tempo para me preparar e enfrentar melhor a situação. Gosto de ser direto, franco e sincero.

ME IRRITA...
Gente invejosa, gente fofoqueira, gente que vive de olho na vida alheia, gente com caráter duvidoso.
O roubo, a corrupção, a canalhice.
A desigualdade, a mentira, a pobreza e a falta de solidariedade.


UM LUGAR...
A minha casa.

PROJETOS
Muitos. De imediato, o lançamento do nosso novo CD. Vocês estão todos convidados, a curtir esse lançamento com a gente!

Doug
Nada Como Viver!!!
20 de Agosto de 2010