quinta-feira, 14 de novembro de 2013

- Amor não são para você. São para os outros! -

Acabei de receber um texto de Fernanda, uma mulher que vem desde sempre somando a minha vida.

A maioria das pessoas sabem que eu o meu relacionamento de 3 anos de namoro onde eu planejei casar, planejei viagens, construí sonhos, me doei por completo, abri mão de muitas coisas, dei a minha cara a tapa várias vezes, comprei brigas com amigos, família... impus o respeito ao relacionamento que tinha, mas que acabou.

Não estou aqui pra lamentar o que aconteceu... Estou refazendo a minha vida, redesenhando o meu caminho e replanejando o meu futuro.

Não está sendo fácil, encarar duas sessões de terapia na semana, medicamentos antidepressivos, falta de paciência e humor muitas vezes.

Mas vou sair dessa, assim como saí de várias outras questões.

Ontem, conversei muito com Fernanda sobre relacionamento, casamentos... Por incrível que pareça, nossas conversas no telefone sempre duram mais de 2 horas que parecem se 2 minutos, de tanto que é legal e prazeroso.

Hoje ao abrir meu e-mail, me deparei com uma mensagem de Renato, esposo de Fernanda onde conta a história dele e do casamento dele com a Fernanda e que eu vou compartilhar com vocês, porque eu acho que vale a pena.

Claro que antes de fazer isso eu liguei pra ambos e pedi a permissão pra publicar isso.

É uma lição!
Segue o e-mail na íntegra!
"Doug, bom dia menino elétrico!
Embora essa faze que você está passando, não seja de um astral legal, você sempre será o nosso menino elétrico, e ainda afirmo isso porque tenho a absoluta certeza de que essa fase negra da sua vida vai passar como toda tempestade passa.
Ontem não pude evitar de escutar sua longa conversa com a Nada pelo telefone e por isso tomei a liberdade de lhe mandar esse e-mail.
Veja bem, estando casado apenas por seis anos e meio, eu recentemente cheguei à conclusão de que casamento não é para mim.

Agora, antes que você comece a imaginar coisas, continue lendo.

Eu conheci minha Nanda na escola, quando tínhamos 15 anos. Nós éramos amigos havia dez anos, até que… até que decidimos que não queríamos ser apenas amigos. Eu recomendo fortemente que melhores amigos se apaixonem. Haverá bons tempos para todos.

No entanto, me apaixonar por minha melhor amiga não me impediu de ter certos medos e ansiedades sobre me casar. Quanto mais eu e Nanda nos aproximamos da decisão de nos casarmos, mais eu fui tomado por um medo paralisante.
Eu estava pronto? Eu estava fazendo a escolha correta? Nanda era a pessoa certa para mim? Ela me faria feliz?

Então, certa noite, eu compartilhei esses pensamentos e preocupações com meu pai.

Talvez cada um de nós tenha momentos em nossas vidas em que parece que o tempo fica mais lento, ou o ar fica parado, e tudo ao nosso redor parece encolher, marcando aquele momento que você nunca vai esquecer.

Meu pai dando suas respostas às minhas preocupações foi um grande momento para mim. Com um sábio sorriso ele disse, “Renato, você está sendo totalmente egoísta. Então eu vou simplificar as coisas: casamento não é para você. Você não se casa para ser feliz, você se casa para fazer alguém feliz. Mais que isso, seu casamento não é para você, você está casando para uma família. Não apenas para os parentes e todas essas besteiras, mas pelos seus futuros filhos. Quem você quer que te ajude a criá-los? Quem você quer que os influencie? Casamento não é para você. Não é sobre você. Casamento é sobre a pessoa com quem você se casou ou vai se casar.”

Foi nesse exato momento que eu soube que Nanda era a pessoa certa para mim. Eu percebi que eu queria fazê-la feliz; vê-la sorrir todos os dias, vê-la gargalhar todos os dias. Eu queria ser parte da família dela, e a minha família queria que ela fosse parte da nossa. E lembrando de todas as vezes em que a vi brincando com meus sobrinhos, eu soube que ela era a pessoa com quem eu gostaria de construir nossa própria família.

O conselho de meu pai foi ao mesmo tempo chocante e revelador. Foi na contramão da “filosofia Walmart” de hoje, que é: se não te faz feliz, você pode devolver e pegar um novo.

Não, um verdadeiro casamento (e um verdadeiro amor) nunca é centrado em você. É centrado na pessoa que você ama – seus desejos, suas necessidades, suas esperanças, e seus sonhos. O egoísmo exige: “O que há aí para mim?”, enquanto o amor pergunta: “O que eu posso dar?”

Há algum tempo, a Nanda me mostrou o que é amar sem egoísmo. Por muitos meses, meu coração endureceu com uma mistura de medo e ressentimento. Então, quando a pressão chegou a um nível insuportável, as emoções explodiram. Eu era insensível. Eu era egoísta.

Mas, ao invés de se igualar ao meu egoísmo, Nanda fez algo além do maravilhoso – ela mostrou um transbordamento de amor. Deixando toda a dor e angústia que eu havia causado, ela amorosamente me tomou em meus braços e acalmou minha alma.

Eu percebi que tinha esquecido o conselho do meu pai. Enquanto o lado de Nanda no casamento tinha sido me amar, meu lado do casamento era só sobre mim. Essa terrível descoberta me levou às lágrimas, e eu prometi à minha esposa que iria tentar ser melhor.

Doug, aprenda que casamento, noivado, namoro, paquera... não é para você. Nenhuma relação de amor verdadeiro é para você. O amor é para a pessoa que você ama.

E, paradoxalmente, quanto mais você verdadeiramente ama essa pessoa, mais você recebe. E não apenas dessa pessoa, mas dos amigos dela e da família dela e milhares de outras pessoas que você nunca teria conhecido se seu amor permanecesse egoísta.

Na verdade, amor e casamento não são para você. São para os outros.

Meu querido, espero que com esse e-mail eu possa ter agregado ou somado algo nessa sua faze turbulenta e saiba que eu também estou na torcida para que você se recupere logo.

Saiba que a nossa casa estará sempre de portas abertas pra você que é um querido pra gente.

Vamos marcar de saborear aquela torta de morango que só a Nanda sabe fazer, mas lembrando que não vale roubar toda a cobertura da torta... kkkkk

Sinta-se abraçado e estamos esperando você aqui em casa sempre!

Renato Guimarães"


--------------------------------------------------

Como é bom saber que somos amados por amigos de verdade.
Renato obrigado pelo e-mail e saiba que eu aprendi muito com ele.
Sobre a torta, a cobertura sempre será minha e lembre-se que eu tenho o aval da Nanda pra roubar toda a cobertura pra mim...
hehehe

Bjs pra você, pra Nanda e pra Juju

Doug
Nada como Viver!!!
14 de Novembro de 2013