"O FIO DA HISTÓRIA
Lá estavam elas, ao som dos teares,
tecendo com fios lilás,
os tecidos que deveriam vestir
e aquecer outros corpos;
roupas que elas mesmas jamais vestiriam.
Próximas ao limite de suas forças,
exaustas pelas 16 horas de lida diária,
as operárias ainda encontravam ânimo para socorrer companheiras;
para saudar crianças recém-nascidas que saltavam na esperança de nova vida ali mesmo, sob os teares; para chorar as envelhecidas jovens que aos 30 anos agonizavam em seus postos de trabalho e se despediam de suas breves vidas.
Entretanto, embaladas pelo ritmo das máquinas, e com o rosto molhado pelo suor e lágrimas, ainda restavam sonhos de esperanças: salários dignos, melhores condições de saúde, jornada de trabalho que lhes permitisse abraçar mais longamente, seus filhos.
Contagiadas por esse sonho, foram compartilhá-lo com o patrão.
Mas, o patrão indignado com tamanho absurdo, julgou ser este um caso de polícia e resolveu transformar o sonho daquelas mulheres, em um pesadelo infernal.
No dia 8 de março de 1857, as portas da fábrica Cotton, em Nova York, foram trancadas; e o edifício transformado em um grande crematório, onde 129 mulheres foram sacrificadas.
A fumaça daquele holocausto espalhou-se por toda a cidade,levando consigo o sonho daquelas mulheres, contagiando e sensibilizando pessoas em todo o mundo, que se encarregaram de tornar realidade aquele ideal.
Mártires cremadas, fios lilases, gestantes de um mundo melhor, inspiraram Clara Zétkin, a propor, durante o Congresso Internacional de Mulheres, realizado na Noruega, em 1910, a instituição do Dia Internacional da Mulher.
Desde então, a cada 8 de março, nós, mulheres, reafirmamos nossa tarefa, como tecelãs de uma nova história."
E-mail enviado por Fernanda.
"Olá Doug!!!!!!
Quanta Saudade!!!
Tô louca pra te ver e rápido!
Espero que goste desse texto que te mandei, ele relata a história que deu inicio a essa comemoração que segue a nivel internacional!
=)
Bjãooooooo
Te adoro muitãoooooooooo!!!!
Fernanda"
Minha lindona, obrigado pelo texto e por esta informação.
Um beijão.
Doug
Nada Como Viver!!!
08 de Março de 2010